Entrevistas 25 de abril - V. M. 9.º3

Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.

25 de abril 1974
Entrevista
Nome: Maria de Sousa Aguiar
Idade: 63
Freguesia: São Mateus da Calheta
 
Como se vivia na Terceira?
1-  Habitação:
·      Iluminação- quem tinha possibiliades tinha luz elétrica, quem tinha menos possibilidades era a luz a petróleo.
·      Água- uns iam buscar a água ao chafariz, quem tinhas cisternas acartava a água em baldos para o talhão de barro que havia na cozinha.
·      WC- eram chamadas de casinhas/retretes, na rua e em casa era o bacio, não havia água para descarregar, era os restos da lavagem a roupa, as águas sujas da roupa iam direitas para a retrete, que era feita em pedra com um tampode madeira, com um buraco para as pessoas se sentarem e uma tampa.
·      Lavagem da roupa- era feita na pia, com a água das cisternas e com sabão azul e branco.
 
 
2-  Alimentação:
·      O que comiam- sopa de feijão, couve, repolho, batata e conduto de porco. Matava-se um porco por ano, com 15/17 arrobas. Sopa de peixe entre outras coisas.
·      Onde obtinham alimentos-Através dos seus animais e dos produtos cultivados nas suas terras, as frutas não se compravam, eram só as das suas árvores em suas épocas.
·      Os preços dos produtos-¼ de kilo de açúcar 1 escudo, o pão era cozido em casa no forno á sexta 1 fornada, 8/9 pães, os produtos eram baratos porque os ordenados eram muito baixos. Dantes uma plantação dava para todo o ano.
 
3- Moda:
·      Como se vestiam- era raro uma mulher usar calças, andavam de vestido ou saias e blusas. As roupas eram de estampados, chitas etc.
·      De onde vinham as roupas que usavam-as roupas eram feitas com fazendas da América e quem não tinha comprava as fazendas dentro das suas possibilidades.
·      Quem fazia as roupas-as pessoas que sabiam fazer roupas faziam, quem não sabia ia á costureira pedir que fizessem,um vestido custava á roda de 12 escudos e meio, uma saia 5 escudos, uma blusa era á roda de 5 escudos.
·      Calçados- em pequeninas usavam galochas, e os meninos usavam sapatas, a sola era feita de peneu de borracha e em cima umas tiras presas com pregos (chamados tachinhas) na borracha. Quando iam á missa iam de galochas perto da igreja calçavam os seus sapatos e guardavam as galochas na mala ou num saco, só havia um par de sapatos por pessoa.
4-  Costumes:
·      Como se namorava- namorava-se ao portão, das 2 ou das 3 até ás 6, ás horas de bater na igreja as trindades (as 6 badaladas da tarde), ditado antigo trindades batidas meninas recolhidas.
·      Com que idade se saía de casa dos pais-casavam-se aos 20 anos e saiam de casa, não se saía com os namorados, só na companhia dos pais, mas só quem ia ás festas.
 
5-  Saúde:
·      O que acontecia aos doentes- quando as pessoas adoeciam, tomavam melhoral infantil, para a toce era chá de salva, com alho e casca de cebola ou leite, para as dores de barriga era chá de nevoa, para as dores de estômago era o chá de macela. As comidas nestas ocasiões eram a asorda de ortelã com ovo, pão com marmelada, bolachas e chá.
·      Qual a distância do hospital mais próximo- 9 Km
·      Mortes prematuras- havia muitas crianças que já nasciam mortas, porquê não se sabe, também as grávidas não tinham acompanhamento, outros morriam em pequeninos com intrite e monegites, haviam muitas mulheres com abortos, mas diziam que era o atraso da mestruação.
·      Onde e como ocorriam os partos- os partos ocorriam em casa, com parteira mas não profissional, umas vezes corriam bem, outras vezes corriam mal, com muito sofrimento devido ao atraso da medicina. Os bebés quando nasciam, a sua primeira refeição era pão, água e um pouco de açúcar, de forma a fazer pápa, até as mães não terem leite.
 
6-  Ensino:
·      Como se deslocavam- as crianças iam a pé para a escola durante quase um hora, fizesse chuva, fizesse sol.
·      Como eram as escolas e os professores-as escolas abriam das 9 ás 3, os professores eram bons mas exigentes, nos ditados cada erro um bolo nas mãos com a régua, outros professores em vez das réguas usavam um caniço grande para sem se levantarem tocarem nos alunos para chamar atenção sem terem também que chamar pelos nomes. Os rapareze as raparigas eram separados, num lado da escola estavam os rapazes no outro lado as raparigas.
·      Quantos anos frequentaram-até á quarta classe
·      Quais os materiais escolares- um caderno, uma borracha, um lápis, não havia canetas, um quadro de giz para fazerem as contas e uma esponja para limpar, a mochila era de madeira ou pano.
·      Brincadeiras na escola- no recreio brincavam ao apanhar, ao lençinho, ás piorrinhas e os rapazes jogavam mais era á bola.
7-  Tempos livres:
·      Quantos dias havia de descanso- havia dois dias de descanso, só que durante a semana eram menos horas de escola em relação aos dias de hoje.
·      O que faziam-bordavam, as raparigas ajudavam as mães, acartavam água e lanha, as irmãs mais velhas cuidavam das mais novas enquanto as mães bordavam.
As férias-havia férias como hoje em dia, mas não se ia para lado nenhum, as férias eram passadas em casa todo o dia.

Comentários