Entrevistas 25 de abril - A. V. 9.º2


Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.


Entrevista
Conta-me como foi na Ilha Terceira antes do 25 de abril
Pessoa entrevistada: Clemente Vieira;
Idade: 83 anos;
Freguesia: Terra-Chã.

Como se vivia na Terceira?
Habitação
-Como era a habitação?
A habitação era bastante antiga, com portas e janelas de madeira e pouca mobília.
 Não tinham eletricidade, a iluminação era feita através de cadeeiros de petróleo. Não tinham casa de banho.
A roupa era lavada à mão numa pia de pedra e a louça era lavada numa bacia de grande dimensão.
A canalização era inexistente e nem sequer havia um depósito de água, para obter água era necessário traze-la dos chafarizes mais próximos num “talhão” feito de barro.
Alimentação
-Como era a alimentação da época?
Naquela época a alimentação era feita à base de leite, pão e peixe (só comiam carne no dia do bodo).
 Os alimentos eram cozinhados numa panela feita de ferro que era colocada  num fogão alimentado a lenha (que tinha apenas três bocas: uma para panelas de menor dimensão, outra para panelas grandes e outra para uma chaleira), o pão era feito em casa e cozido num forno de lenha.
 Os alimentos eram obtidos numa venda que ficava próxima de casa e os que lá compravam eram: arroz, macarrão, açúcar, café e alguma carne (que era utilizada para as sopas de espírito santo).
Para fazer o pão, mandavam moer  trigo e  milho para obter farinha. O peixe era comprado a vendedores ambulantes (apenas chicharro) e doze peixes custavam cerca de 50 centavos (meio escudo). Quanto aos alimentos obtidos na venda, a sua compra era feita da seguinte forma: as pessoas pediam, por exemplo, “um escudo de açúcar” e o mesmo era pesado para essa quantia de dinheiro.
Existiam algumas alturas do ano em que era difícil obter alimentos, como farinha ou açúcar, mas o entrevistado não se recorda de quais são.
Moda
-Como era a moda da época?
Naquela época as pessoas vestiam-se com roupas e calçado muito rudimentares.
Nos homens a roupa era maioritariamente feita de “cotim” e nas mulheres feita de linho. As roupas eram feitas em casa, pois, na altura as lojas não vendiam roupa feita, apenas os tecidos para a fazer. Os sapatos eram comprados numa sapataria (quando tinham capacidade financeira), mas a maior parte do tempo andavam descalços ou calçados com “sapatas” (espécie de chinelos muito rudimentares), os sapatos de melhor qualidade eram guardados para idas à missa e para o dia do bodo. Esses custavam cerca de oitenta a cem escudos.
Costumes
-Quais eram os costumes da época?
Naquele tempo o namoro era bastante diferente daquilo que é hoje em dia. Todos os domingos o casal falava à varanda, e só depois do pedido de casamento é que falavam dentro da casa da rapariga, numa sala.
Saía-se de casa dos país após o casamento (neste caso aos 28 anos).
 Saúde
-No que toca à saúde quais eram os procedimentos habituais?
Quando alguém ficava doente o médico era chamado e fazia a consulta em casa do paciente.
Os tratamentos habituais (antes da vinda do médico) eram chás e remédios caseiros, após a vinda do médico, era comum o tratamento ser feito através de vacinas.   
O hospital que ficava mais próximo da casa do entrevistado era um hospital militar, que se localizava a cerca de dois quilómetros. Antes da existência deste, os doentes que necessitavam cuidados hospitalares dirigiam-se à atual Santa Casa da Misericórdia.
Naquela altura era bastante comum acontecerem mortes prematuras.   
As crianças (que já não eram de colo) lavavam-se, em primeiro lugar, numa banheira com a mesma água que serviria para os restantes membros da família.   
Os partos ocorriam em casa com a assistência de uma parteira.
Ensino
-Como era o ensino da época?
As escolas eram divididas por género e cada turma tinha o mesmo professor para todas as disciplinas, que eram: matemática, português, ciências e história.
Na sala de aula o ambiente era exigente e agressivo, porque o professor batia nos alunos quando estes apresentavam um mau comportamento ou quando não sabiam a matéria.
Os alunos deslocavam-se a pé para a escola e apenas a frequentavam até ao quarto ano de escolaridade, os alunos desse ano (quarto) apenas saíam da escola às oito horas da noite.
Os materiais necessários para a escola naquela época eram: um quadro pequeno de ardósia onde se escrevia com um lápis de pedra e os alunos apenas possuíam um caderno que servia para escrever ditados e fazer contas de matemática.
As aulas eram dadas numa casa de moradia que era alugada para esse fim.



Tempos livres
- O que acontecia nos tempos livres?
No que toca ao tempo de aulas apenas haviam interrupções aos fins de semana, feriados e durante as férias de verão. Nessas alturas os tempos livres eram preenchidos pela ajuda nos trabalhos dos pais e raramente sobrava tempo para brincar.
Durante o tempo de férias o entrevistado ajudava o pai no seu trabalho e quase nunca sobrava tempo para brincar. A sua família não viajava, por isso, este passava todo o tempo de férias em sua casa.


Comentários