Entrevistas 25 de abril - A. T. 9.º2

Escola Básica Integrada De Angra Do Heroísmo
Ano Letivo 2018/2019
História- 9ºAno
Conta-me como foi na ilha Terceira antes do 25 de abril
Entrevista
Pessoa entrevistada: Ana Teixeira                        Idade: 60
 Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.
   


Como se vivia na Terceira?
-Habitação
    -A iluminação das casas era feita maior parte por candeeiros a petróleo, não existia água canalizada e a água era obtida através da fonte e a lavagem de roupa era feita à mão.
-Alimentação
    -A alimentação era feita à base de pão que era comprado na venda ao pé de casa e dos alimentos da agricultura feita em casa e quando fazia mau tempo e destruía as culturas, passava-se fome.
-Moda
    -A roupa do dia-a-dia era feita na costureira e para as ocasiões mais importantes, quando havia dinheiro, comprava-se roupa da américa.
-Costumes
    -Costumava-se namorar à porta das casas, tinha-se filhos muito cedo e casava-se também muito cedo cerca dos 19 anos.
-Saúde
    -Quando se tava doente geralmente não se ia ao hospital porque ficava muito longe e era muito caro pagar um médico. Os partos eram feitos em casa por parteiras e as mães muitas vezes morriam por infeções ou por falta de assistência. Quando uma mãe tinha um filho prematuro, ele morria grande parte das vezes o que não acontece hoje devido às máquinas.
-Ensino
    -As escolas eram feitas de pedras o material escolar era muito escasso porque não havia dinheiro e muitas vezes não se ia à escola para ir trabalhar no campo ou em casa.
-Tempos livres
    -Só havia um dia de descanso que era o domingo e nas férias de verão ia-se tomar banho.

Comentários