Entrevistas 25 de abril - R. S. 9.º1


Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo
Ano Letivo 2018/2019
História - 9ºAno

Como se vivia na Terceira antes do 25 de abril?
Nome: L. Sousa
Idade: 67
Freguesia: São Bento

Habitação:
Havia eletricidade, mas de vez em quando usava-se a luz da vela para iluminar, a água tinha que se ir buscar ás nascentes porque quase não existia canalização, a casa de banho era a famosa “retrete” e ficava na rua e a lavagem da roupa era feita numa pia.
Alimentação:
Grande parte dos produtos alimentares eram obtidos em casa por causa das plantações que muitas das pessoas tinham e algumas até possuíam animais como vacas, galinhas, etc. A alimentação era principalmente à base de leguminosas e carne.
Moda:
A maior parte da roupa era feita em casa ou nas costureiras, os sapatos eram mandados serem feitos aos sapateiros.
Costumes:
Namorara-se principalmente à janela ou por carta e sai-se de casa dos pais normalmente depois do casamento.
Saúde:
Devido à falta de condições havia muitas doenças e só se ia para o hospital em último caso, grande parte dos partos eram feitos em casa e quase não havia medicamentos na altura.



Ensino:
A educação na altura era feita principalmente até ao 4º ano e eram poucos os casos que continuavam os estudos. Os materiais eram principalmente os quadros de giz, as sebentas e os lápis de carvão.
Tempos livres:
O principal dia de descanso era o domingo porque durante a semana a maior parte das pessoas iam trabalhar para as terras nas suas plantações e com os seus animais. As férias eram poucas e viajava-se principalmente para os Estados Unidos da América e para o Canadá.

Comentários