Entrevistas 25 de abril - P. P. 9.º5


Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.


Conta-me como foi na ilha Terceira antes do 25 de abril

Habitação:A iluminação era luz de candeeiro de petróleo, a água ia-se buscar ao tanque ou a fonte, o wc era em retretes e a lavagem da roupa era nas pias no caminho.
Alimentação:Comiam muita soupa, iam obter os alimentos nas mercearias, não havia preços para muito produtos (trocavam). Havia épocas muito difíceis de arranjar alimentos e também havia marcas de alimentos que já não existem hoje em dia como o arroz avulso e banha de porco.
Moda:A moda daquele tempo era as calças à boca de sino, usavam alguma roupa comprada e as roupas eram feitas pelos alfaiates e o calçado era feito pelo sapateiro. O preço dos sapatos era muito caro, por isso, muita gente ficava descalça.
Costumes: Era namorar de janela ou portão e saiam de casa depois da tropa.
Saúde: Os doentes eram tratados com medicamentos caseiros, a distância do hospital mais perto era de 3 a 4km a pé, havia muitas morte prematuras e os partos eram feitos, na maioria, em casa.
Ensino:As escolas e os professores eram  muito rigorosos, deslocavam-se a pé, frequentavam 6 anos de escolaridade e os materiais escolares eram canetas de tintas, tinteiros, uma tábua, giz e uma bata branca.
Tempos livres:Só havia um dia de descanso. Brincavam, ajudavam os pais e iam à missa. Havia férias de verão e ficavam em casa a trabalhar, iam visitar a família mais próxima e iam tomar banho de mar.

Comentários