Entrevistas 25 de abril - M. 9.º1



Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.

Nome: N.Rodrigues
Idade: 63 anos
Freguesia: S. Bento



Habitação: Havia eletricidade, não havia água dentro de casa, tinha-se de ir buscar a um tanque na rua, também a retrete substitui-a  a casa de banho e a lavagem da roupa era na pia.

Alimentação: Os produtos eram maioritariamente caseiros porque muita da população tinham terras, haviam épocas difíceis de comprar alimentos principalmente para as pessoas com dificuldades e também não existia marcas porque comprava-se quase tudo ao quilo.

Moda: A roupa era feita na costureira ou em casa, os sapatos mandavam-se fazer ou compravam-se na sapataria na altura dos saldos.

Saúde: Só se aí ao hospital em último caso. Por falta de condições havia muitas mortes prematuras e os partos eram feitos em casa por parteiras chamadas “curiosas”.

Tempos Livres: Havia o sábado e o domingo de descanso e normalmente era para cuidar de casa. É as férias eram passadas em S. Miguel e ia-se de barco.

Costumes: Namorava-se de janela ou por carta e saia-se de casa normalmente depois de casar.

Ensino: Só existia às Escolas Centenárias, ia-se a pé e frequentava-se 4 anos. Os materiais eram as sebentas e os lápis de grafite.

Comentários