Entrevistas 25 de abril - L. e L. 9.º4


Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.

Entrevista
Antes do 25 de Abril o modo como se vivia era completamente diferente.
Habitação: as pessoas usavam como meio de iluminação candeeiros com petróleo; a água estava nas cisternas, pois não havia água nas casas de banho e a lavagem manual era feita numa pia.
Alimentação: alimentavam-se à base de pão, sopa, legumes, entre outros. Normalmente comia-se mais peixe do que carne, porque esta era muito rara e em muitos casos só era servida em dias de festa.
Moda: a maioria das pessoas pagava a modistas e alfaiates para fazerem a roupa, mas havia quem fizesse em casa; as mulheres usavam vestidos abaixo do joelho e os homens usavam calças de ganga.
Costumes: naquela altura namorava-se à janela ou então enviavam cartas e costumavam sair de casa quando se casavam, por volta dos 20 anos.
Saúde: os doentes dirigiam-se a hospitais com uma distância de 10 km ou 11 km do local onde habitavam, mas os médicos não eram especializados. Os partos eram feitos em casa, daí o facto de haver muitas mortes precoces.
Ensino: os professores eram muito rígidos ao ponto de aplicarem castigos físicos e os rapazes estavam em salas separadas das raparigas; eles deslocavam-se a pé até à escola e frequentavam-na cerca de 4 anos. Como material escolar eles utilizavam livros antigos, canetas de pena e pedra para escrever.
Tempos livres: havia dois dias de descanso como hoje em dia e nesses dias eles brincavam ou então ajudavam a família no que era necessário; eles ‘dEsfrutavam’ das férias em casa.

Comentários