Entrevistas 25 de abril - G. S. 9.º2

Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.


Como se vivia na Terceira antes do 25 de Abril?

Entrevistado:José Gaspar Rosa Lima, 63 anos, São Mateus.

Habitação:Como era a iluminação, agua, wc, lavagem de roupa?
Existia candeeiros a petróleo, mas havia sempre uma iluminação a eletricidade, havia agua canalizada mas também havia muitas pessoas que carregavam agua nos talhões, lavava-se a roupa na pia, e depois mais tarde apareceu a máquina de lavar.
Alimentação: A base da alimentação era peixe porque era filho de pescador, às vezes matava-se galinhas em casa, o pão era cosido em casa uma vez por semana. Comprava-seaçúcar ao retalho, comprava-se o pão conforme o poder de compra de cada um. No inverno era a época mais difícil de conseguir alimento, agora já não se vê muito a marca pasta de dentes couto.
Moda:Muita da roupa vinha da amarica, comprava-se a roupa quando era para fazer a comunhão, ou a crisma, aroupa era feita na costureira.
Costumes:Namorava-se a janela ou no portão, saísse de casa cedo, aos 19 anos, e também casava-se cedo, aos 19 anos em média.
Saúde:quando se ficava muito doente ia se para o hospital, havia poucos, médico. A distância dos hospitais mais próximos e 5km havia muita mortalidade infantil, e mortes repentinas. Os partos eram feitos 4em casa por parteiras.
Ensino:eram escolas primárias do tempo do estado novo, eram estruturas em cimento como são até agora.
Tempos livres:ia-se ao cinema, brincava-se ao ar livre, havia ferias de verão, da pascoa, de natal, e ficava-se nas aldeias.

Comentários