Entrevistas 25 de abril - F. C. 9.º3

Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.

Trabalho de História

Como foi na Ilha Terceira antes do 25 de abril


Como se vivia na Terceira?

Nome da entrevistada: Eduarda Ávila
Idade: 74 anos
Freguesia: Sé

Repórter:Como era, a parte habitacional?
Entrevistada:Nesta altura havia iluminação mas nem todas as pessoas a tinham, como a casa de banho que também nem toda a gente tinha. Havia água e a lavagem da roupa era feita pelas próprias pessoas ou por empregadas domésticas.


Repórter:A vossa alimentação era variada?
Entrevistada: Nós comíamos peixe, carne, galinha, legumes (Ex: hortaliças, alface, tomate, pepino, cenoura, couve-flor…), fruta (Ex: maçã, pêra, melância, uvas, melão, morango, figos…).
Comprávamos os alimentos no mercado ou plantávamos em casa e os preços dos produtos alimentares eram muito mais baratos.
Cada alimento tinha a sua época de plantação e as marcas dos produtos alimentares são as mesmas que agora existem.




Repórter:Como se vestiam e arranjavam o vestuário?
Entrevistada: As pessoas que tinham mais dinheiro vestiam-se com roupas melhores e quem tinha menos usava roupa simples ou as pessoas ajudavam e davam roupa.Normalmente, as pessoas compravam tecidos para fazerem a sua própria roupa ou quem fazia era as costureiras.E antigamente o calçado era muito mais barato do que é agora.

Repórter:Como era os costumes tradicionais da população?
Entrevistada:Namorávamos á janela ou às escondidas e só saíamos de casa dos nossos pais quando nos casávamos e a idade com saíamos dependia de pessoa para pessoa.

Repórter:Qual as condições das pessoas em relação á saúde?
Entrevistada:Os doentes iam para o hospital ao eram tratados na sua própria casa e havia mortes prematuras mas não havia muitas.E os partos não eram feitos no hospital mas sim em casa, com a ajuda das parteiras (mulheres que ajudavam no parto).

Repórter:O ensino escolar era difícil?
Entrevistada:As escolas eram boas, os professores eram civilizados, os alunos tinham que usar batas, no recreio brincavam (Ex: saltar á corda, jogo do pião…) e faziam teatro.Para irmos para a escola tínhamos que ir a pé e alguns iam de carro, frequentávamos a escola até á 4ª classe e os materiais escolares eram caderno, lápis, borracha e régua.

Repórter:Como eram preenchidos os tempos livres?
Entrevistada:Os dias de descanso era ao fim de semana e nos feridos.
Nos tempos livres fazíamos a roda, saltávamos á corda, brincávamos com os piões, jogávamos às escondidas e ao apanha e tínhamos teatro.
Tínhamos férias de 3 meses e íamos passear para o jardim, fazer piqueniques, tínhamos touradas á corda, bodo de leite e festas próprias das épocas.

Comentários