Entrevistas 25 de abril - B. 9.º5

Como forma de comemoração dos 45 anos do 25 de abril de 1974, as turmas do 9.º ano realizaram entrevistas a familiar/vizinhos com o título “Conta-me como foi antes do 25 de abril na Ilha Terceira” . 
Este artigo demonstra o trabalho realizado.


Conta-me como foi na Ilha Terceira antes do 25 de abril

O meu entrevistado é o meu tio que tem atualmente 68 anos, ou seja, tinha na época 28 anos, por isso, foi para a guerra colonial.
As pessoas eram muito pobres, as habitações tinham o chão em terra batida, as paredes eram feitas de cimento vermelho pois era o cimento mais barato naquela altura.
Os alimentos eram baseados em produtos da terra tais como batatas, couves, cenouras, alfaces entre outros… As comidas eram conforme os tempos do alimento e, em dias mais abundantes, comprava-se animais para engorda, mas a maioria deles eram porcos ou vacas.
Naquele tempo os trabalhos mais comuns eram a agricultura ou a pesca e nas fábricas. O meu tio ia levar sacas de trigo, milho ou de cereais que vinham da alfândega. Começava-se de criança a partir dos 6 ou 8 anos de idade a trabalhar, por isso a saúde das pessoas era fraca ou débil, muitos morriam ainda jovens ou mesmo à nascença, por isso, é que se diz que havia muitas mortes prematuras. A higiene era pouca, por isso, as doenças alastravam-se facilmente e as pessoas como não tinham muitas defesas no organismo apanhavam as doenças mais facilmente. O pais estava neste estado porque usava a maioria do dinheiro era usado nas armas, ou seja, no exército que combatia na Guerra Colonial.
O estilo das pessoas era usar cabelos curtos e também tinham o hábito de fumar. As roupas como calças de ganga e casacos era para as pessoas que tinham mais dinheiro.
O ensino era até à 4ª classe e quando terminasse ia-se trabalhar.
Nos tempos livres o meu tio brincava com latas vazias ou socas de milho e dali usava a imaginação, mas isso só as crianças pois os pais dele tinham de trabalhar para sustentar a família. O dinheiro era preciso. As mulheres ficavam ou em casa nos trabalhos domésticos ou na terra a ajudar os homens.
A vida era difícil… 

Comentários